quinta-feira, 18 de setembro de 2014

EUROPA
20 DE SETEMBRO DE 2014 • 15H03 • ATUALIZADO ÀS 15H08
FÁBRICA DE ARMAMENTO EXPLODE EM ZONA REBELDE NA UCRÂNIA
A EXPLOSÃO, PRECEDIDA DE UMA TROCA DE TIROS, ACONTECEU NO MESMO DIA EM QUE O GOVERNO UCRANIANO E OS REBELDES ASSINARAM UM ACORDO PARA CONSOLIDAR O CESSAR-FOGO.
FUMAÇA É VISTA SOB O CÉU DE DONETSK EM 20 DE SETEMBRO
FOTO: DARKO VOJINOVIC / AP

UMA FÁBRICA DE ARMAMENTO CONTROLADA POR REBELDES PRÓ-RUSSOS, PERTO DO REDUTO SEPARATISTA DE DONETSK, EXPLODIU HOJE (20) APÓS UM TIROTEIO, ALGUMAS HORAS ANTES DA ASSINATURA DE UM ACORDO ENTRE OS REBELDES E O GOVERNO UCRANIANO.

SEGUNDO A CÂMARA MUNICIPAL DE DONETSK, A FÁBRICA DE EXPLOSIVOS Nº 47, SITUADA EM UM SUBÚRBIO A NORDESTE DA CIDADE, FOI ATINGIDA PELA PRIMEIRA VEZ POR TIROS DE ARTILHARIA.

IVAN PRIKHODKO, VICE-PRESIDENTE DO BAIRRO DE VOROCHILOVSKI, ONDE SE LOCALIZA A FÁBRICA, DISSE À CADEIA DE TELEVISÃO UKRAYINA QUE “OS EXPLOSIVOS ARMAZENADOS NA FÁBRICA PROVOCARAM, EM SEGUIDA, UMA SEGUNDA EXPLOSÃO”. ACRESCENTOU QUE O PAIOL PRINCIPAL, QUE CONTÉM 2,5 TONELADAS DE EXPLOSIVOS, NÃO FOI ATINGIDO E QUE APESAR DE OS ESTRAGOS SEREM “BASTANTE SIGNIFICATIVOS”, A EXPLOSÃO NÃO PROVOCOU VÍTIMAS.
A FÁBRICA PERTENCE AO GRUPO ESTATAL UCRANIANO UKROBORONPROM.
A CÂMARA ASSEGUROU, EM COMUNICADO, QUE O NÍVEL DE RADIAÇÃO OU DE POLUIÇÃO NO AR DE DONETSK NÃO FOI AFETADO PELA EXPLOSÃO.
AS DEFLAGRAÇÕES OCORREM DEPOIS DE TER SIDO FIRMADO, NA MADRUGADA DE HOJE, UM ACORDO ENTRE O GOVERNO UCRANIANO, A RÚSSIA, OS REBELDES E A ORGANIZAÇÃO PARA A SEGURANÇA E A COOPERAÇÃO NA EUROPA, A FIM DE CONSOLIDAR O CESSAR-FOGO DECRETADO NO ÚLTIMO DIA 5.
O ACORDO PREVÊ A CRIAÇÃO DE UMA ZONA DESMILITARIZADA DE 30 QUILÔMETROS DOS DOIS LADOS DA FRONTEIRA.
COMENTÁRIO: 
SEGUNDO A REPORTAGEM ACIMA, HOUVE UMA EXPLOSÃO EM UMA FÁBRICA DE ARMAMENTOS NA UCRÂNIA, A QUAL ERA CONTROLADA PELOS REBELDES. O FATO CAUSA ESTRANHEZA, POIS A FÁBRICA EXPLODIU ALGUMAS HORAS ANTES DO GOVERNO UCRANIANO E OS REBELDES TEREM ASSINADO UM ACORDO DE CESSAR-FOGO. SEGUNDO RELATOS A EXPLOSÃO OCORREU PRECEDIDA POR UMA TROCA DE TIROS SEM TER SIDO CONCRETIZADO O ACORDO.




Nenhum comentário:

Postar um comentário